sábado, 12 de junho de 2010

                                " A Vida é Bela "



A Vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível dispensar o indispensável e suportar o intolerável.
                              O que as princesas da Disney nos ensinam

“E foram felizes para sempre” talvez seja a frase mais mentirosa da história da humanidade. E o pior: todo mundo acredita nela. Não é como dizer “Papai Noel existe” ou “foi o coelhinho da Páscoa que deixou o ovo aqui”. Essas lendas simplesmente se esvaem com o tempo e com o amadurecimento. Já os contos de fadas não: ao longo da vida qualquer pessoa, por mais deprimida ou descrente que esteja, carrega uma pontinha de esperança de que num passe de mágica tudo vai dar certo.

Mas a não ser que você seja o Harry Potter, não é tão fácil resolver situações cotidianas com feitiçaria. Otimismo é bom, claro, mas dentro da realidade. O que a Disney e suas princesas ensinam, em especial para as meninas, não são histórias de superação e força interior, tão fundamentais para inspirar a vida adulta. Resumem-se, pelo contrário, a um príncipe encantado que salva a mocinha de situações de fragilidade absoluta. Mais do que uma ajuda externa, ele aparece como a salvação da lavoura.

Recebi de uma uma amiga, que reúne boa parte dessas expoentes reais de Orlando e demonstra a lição que cada uma nos deixa. Não poderia ser mais perspicaz:



A tradução, da esquerda para a direita, em cima:




- Aurora (vulgo “Bela Adormecida”): garotas bonitas nem precisam estar vivas para ter alguma ação real



- Jasmin: Sendo uma mulher, seu valor político está reduzido a sua capacidade matrimonial



- Bela (e a Fera): Aparência não importa, o que importa é o que está no seu coração. A não ser que você seja a garota.



- Cinderela: Se você é bonita o suficiente, pode escapar de condições de vida terríveis encontrando um homem rico que se apaixone por você



Embaixo:



- Branca de Neve: A princípio pode parecer terrível ser tão bonita que outras mulheres ficam com ciúme a ponto de querer lhe matar. Mas não se preocupe, uma vez que sua beleza atraia um homem, ele a protegerá.



- Ariel (vulgo “Pequena Sereia”): Tudo bem abandonar a sua família, mudar drasticamente a sua aparência, e desistir de seu grande talento para conseguir seu homem. Uma vez que ele ver seu rostinho lindo, apenas um feitiço vai tirar os olhos dele de você.



Imaginem o dano psicológico que isso causa nas mulheres, principalmente naquelas que se espelham por anos a fio nessas garotas?



E não somos apenas nós que sofremos com isso: os homens, depositários de todas essas expectativas não cumpridas, certamente também sentem o peso de tanta responsabilidade. Tenho um amigo, o artista plástico Pedro Leão, que trabalha a questão do “mascunilismo”. Em sua obra, ele discute a necessidade de o homem não ser obrigatoriamente o provedor da casa e o “macho” da família, que dá conta de tudo e de todos.



De fato, a ilusão é tão grande que, muitas vezes, nem nos damos conta da riqueza do dia a dia e das relações humanas, esperando por um futuro onde tudo seja perfeito e os conflitos solúveis como café em pó. O problema é que boa parte das coisas são como azeite na água.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Casa Pequena:

Dica de site:
Aqui vai a dica de um site muito bom que aborda varios temas de saúde relacionados a mulher, homens, crianças e bebes. O site contem um Guia Médico com temas separados de A a Z para facilitar a sua ‘navegação’, achei o site fabuloso e muito útil. Aconselho a visitação do mesmo e a guarda-lo nos seus favoritos:

Alert Saúde na internet.

Dear John

Adorei esse filme.





Dear John Conta uma história de John Tyree (Channing Tatum), jovem hum soldado Que foi para Casa Durante Uma Licença de Savannah e Curtis (Amanda Seyfried), um idealista Universitária Jovem Por quem Ele se apaixona Durante as Férias de Faculdade. OS Durante Próximos sete anos tumultuosos, o casal separado Pelas Missões É CADA Vez Mais Perigosas de John. Apesar de se encontrarem Apenas esporadicamente, mantém o casal o Contato Por meio de Uma enxurrada de cartas de amor. Essa correspondência Acaba Por Provocar grandes consequências.

Visualizações de página do mês passado