domingo, 18 de julho de 2010

Inverno.

                                  Fondue vinho e inverno.

Fondue é um prato clássico para as noites frias de inverno. Aparentemente complicado e requintado, o fondue consiste em uma mistura de queijos com aguardente que deve ficar sempre aquecido enquanto é consumido, molhando pedaços de pão neste creme. A princípio era feito só com queijos, mas hoje também são feitos os de carne e de chocolate. No Só Sabor você pode encontrar várias receitas de fondue, além das curiosidades dessa saborosa iguaria.


O prato tem origem na Suíça e na França. O nome significa "derretido". Conta-se que durante os invernos rigorosos na Suíça, os camponeses derretiam os restos de queijo. Como o fogo era lento no frio, eles colocavam uma aguardente da região para acelerar o processo. Depois molhavam o pão duro neste creme para que ficasse amolecido.

O Fondue suíço

O fondue suíço é feito tradicionalmente de uma mistura de queijos Emmethal e Gruyère. Os queijos são fundidos numa cassarola especial chamada de "caquelon". Os convidados servem-se todos dessa mesma cassarola. Portanto, mão-à-obra! Se você quer experimentar um dos clássicos faça a receita do fondue de queijo.

As variações do prato

Para quem deseja inovar vale a pena experimentar o fondue de filé. Nesta versão cada convidado espeta pedacinhos de carne crua com o garfo e frita a seu gosto (bem ou mal passada) no óleo fervendo, que deve ser servido no lugar do queijo. Depois é só molhar sua carne no molho que escolher. Os molhos para acompanhar o fondue de carne podem ser vários. Experimente o molho de hortelã para fondue ou ainda o molho de alho para fondue que darão mais sabor ao prato! Este tipo de fondue também pode ser feito com peixes, peito de frango ou camarão.

Fondues doces

O fondue de chocolate também é bem-vindo. Nesse caso, uva itália, maçã picada, banana picada, morangos, abacaxi e até pedaços de bolo (desde que consistente), são mergulhados pelos convidados em um creme de chocolate quente! Confira essa deliciosa versão com a receita de fondue de chocolate e se delicie! Experimente também o fondue de marshmallow que faz uma combinação perfeita com pedaços de bolo de chocolate!


Além de delicioso, o fondue, tanto doce quanto salgado, também serve para reunir os amigos para uma noite agradável e apetitosa. E se você não possui o equipamento requintado para fazer fondues, como a "caquelon", use adaptações caseiras, como uma panela com revestimento anti-aderente. Prepare a fusão dos ingredientes no fogão, sempre com fogo muito brando, ou no microondas. Se você também não possui um "rechaud" (recipiente para manter a mistura aquecida à mesa) utilize um pequeno fogareiro ou uma vela. Mas não se esqueça de alguns cuidados na hora de servir o fondue:

Nunca coloque a panela sobre uma mesa que não esteja firme no chão, pois há óleo quente, ou queijo derretido e o álcool nessa panela;

Mantenha distante de crianças;

Cuidado para não levar à boca o queijo derretido ou a carne frita muito quentes.

Fique atento para que o óleo esquente demais e cuidado para não colocar os garfinhos molhados com água, seque bem antes de utilizá-los.

Fique atento se o queijo não está queimando no fundo. Se isso acontecer, apague o fogo sem assoprar, utilizando o utensílio apropriado.

 
Utensílios necessários:                                

1 aparelho especial para fondue (fogareiro especial) 
1 espeto para cada pessoa
1 prato de sobremesa para cada pessoa

Se for servir fondue de carne coloque também uma faca para ajudar a tirá-la do espeto e um garfo para levá-la à boca.

 
A carne deve ser picada em cubos e ir à mesa em uma tigela.

Várias tigelinhas serão usadas para colocar os molhos que são o charme do fondue de carne.

Se for servir fondue de queijo, em vez das tigelinhas para molhos, você deve ter uma cesta forrada com uma toalhinha para colocar os pães cortados em quadrados ou pode colocá-los em algum prato bonito (junto com o de sobremesa).

Como preparar a mesa para fondue:

Mesa: Se você tiver uma mesa redonda, esta é a melhor, para todos os participantes terem acesso à panela da fondue. Se a mesa for comprida talvez precise de dois aparelhos de fondue, pelo mesmo motivo.


Aparelho especial para fondue: Não use qualquer fogareiro para fazer seu fondue. Como vai colocar em cima da mesa, com queijo ou óleo fervente, você só estará mais segura contra acidentes se o aparelho for muito firme, por isso nossa insistência em que você tenha um aparelho especial e bom.

Os mais comuns usam álcool em seus queimadores, que devem ser de fácil manejo para evitar algum acidente, principalmente na hora de mexer com a altura da chama. Os queimadores a álcool, com o fogo médio duram cerca de duas horas de combustão. Este será o tempo que o rechaud (fogareiro), que aquece a fondue ficará aceso.

Aparelhos com fonte de calor (ou velas) não servem para fritar a carne ou ferver o queijo, sevem apenas para manter quente a fondue de chocolate. Aparelhos elétricos e a gás, podem ser práticos, mas tiram todo o charme deste prato, que deve ser servido em um ambiente aconchegante.

Quer aprender a fazer um delicioso fondue de queijo?


1 - A fondue de queijo é feito no fogão de sua casa e já vai à mesa derretido, logo a consistência vai ser acertada antes dele ir à mesa.

2 - A consistência da massa deve ser cremosa, aquela que fica grudada no quadradinho de pão quando o passarmos na fondue.

3 - Para endurecer a fondue que ficou sem boa consistência, adicione aos poucos, sempre mexendo bem, mais do queijo que você está usando, já ralado.

4 - Para amolecer o fondue que ficou muito encorpado, misture um pouco do vinho que está usando, já aquecido, mexendo sempre, até ele ser totalmente encorpado.

5 - Use Vinho bem seco, pois a massa pode empelotar. Caso aconteça, por qualquer motivo, acrescente um pouquinho mais de vinho branco seco com meia colherinha de café de limão e meia colherinha de café de vinagre. Lógico que sempre mexendo energicamente.

6 - O pão usado para fondue de queijo deve ser firme para que não se despedace ao ser passado no queijo. Um dos indicados é o pão Italiano ou o pão francês amanhecido, cortado em quadradinhos.

Queijos mais usados são o Emmenthal combinado com o Gruyére, conforme a receita. Estes queijos são caros por isso você pode substituí-los por outros mais baratos, (veja a receita) com um resultado próximo, ou até comprar massa de fondue pronta. Existem algumas muito boas no mercado.

Bebidas alcoólicas


Fondue se faz com Vinho Branco que deve ser seco senão corre-se o risco da massa empelotar.

Vai fazer fondue de carne?

1 - Evite acidentes.


• Use uma panela que afunile na parte superior evitando assim que o óleo espirre na mesa.

• Se o óleo estiver espirrando coloque dentro uma rolha de cortiça.

• Leve o óleo fervente à mesa, antes que os convidados sejam convidados a sentarem.

• Certifique-se que o fogareiro com a panela em cima esteja bem firme.


2 - Fondue de carne, realmente bom, é feito com filet mignon cortado em cubos de tamanho médio, aquele que depois de frito fique de um tamanho para se levar inteiro à boca.

3 - Tire todo tipo de gordura e membrana da carne usada.

4 - Você pode também usar carne de frango (sobrecoxa), de cordeiro, camarão.

5 - Use garfo apropriado para fondue. A carne ficará firme sem se desprender do garfo quando for frita no óleo da fondue.

6 - Não coloque sal na carne da fondue, pois ela verte seu sumo, e além de ficar mais dura faz com que o óleo espirre na hora que você fritar.

7 - Corte a carne da fondue pouco tempo antes de ir à mesa para que não perca sua cor.

8 - Cubra os cubinhos de carne com papel filme e somente o retire quando for servir.

9 - A carne da fondue só deve ser temperada na mesa depois de frita, por isso coloque os temperos a disposição dos participantes do evento. (sal, pimenta do reino e algum outro a seu gosto).

10 - A fondue de carne necessita de molhos para dar sabor à carne. Faça no mínimo 5 molhos sendo um agridoce.

Vai fazer fondue de chocolate?

1 - Derreta a fondue de chocolate em sua cozinha e traga pronta à mesa.


2 - Esta fondue não pode sem conservada na mesa com fogo muito forte. Deixe a chama do rechaud (fogareiro) em temperatura baixa ou use vela.

Ingredientes


■2 tablete(s) de chocolate meio amargo


■15 morango(s) fresco(s)

■2 colher(es) de sopa de licor de laranja

■6 uva(s) itália

■1 lata(s) de creme de leite light

■3 fatia(s) de abacaxi(s) pérola grande(s)

■2 banana(s)-nanica(s)

■1/2 limão(es)

Modo de Preparo

Iniciar o Preparo

■1. lavar bem em água corrente, 15 morango(s) fresco(s), (se algum morango for grande cortar ao meio) 6 uva(s) itália, que devem ser cortadas ao meio, retirando-se o(s) caroço(s).

2. cortar 3 fatia(s) de abacaxi(s) pérola grande(s) em cubos que caibam na boca.

3. cortar 2 banana(s)-nanica(s) em rodelas de 2 cm regar com o suco de 1/2 limão(es) para não escurecer. reservar.

4. colocar para derreter 2 tablete(s) de chocolate meio amargo de 200 gramas cada em uma panela em banho-maria (ver dica).

5. quando o chocolate estiver derretido, passar para a panela que vai à mesa. levar ao fogão em fogo médio mexendo sempre para não empelotar.

6. misturar 2 colher(es) de sopa de sopa de licor de laranja, e 1 lata(s) de creme de leite light continuar mexendo.


7. levar à mesa quando a consistência estiver cremosa. a chama do rechaud deve ser baixa só pra conservar o calor.

8. colocar as frutas cortadas e reservadas, em uma ou duas travessas bem bonitas e levar a mesa.

9. cada convidado deve ter um garfo especial para fondue. espetar a fruta e mergulhar no chocolate.

Dicas:

banho-maria: colocar água em uma panela com uma rodela de limão e, dentro, a panela que vai usar para derreter o chocolate.

conforme seu gosto o chocolate meio amargo pode ser substituído no todo ou em parte por chocolate ao leite. fica bem mais doce. o ideal seria 1/3 de chocolate ao leite e 2/3 de chocolate meio-amargo.

você pode colocar mais opções de frutas como kiwi e melão cortados em cubos e também outras como biscoitos de waffer sabor chocolate cortado em quadrados.



Obs: Por quaisquer cinqüenta pratas você já consegue fazer a festa com fondue de queijo, chocolate e um vinho. Lógico dá para sofisticar e aí o custo aumenta, mas não existe desculpa para você deixar de aproveitar o friozinho para se deliciar com Fondue & Vinho preferido. Quer juntar os amigos e curtir, então a dica é expandir esse universo e começar com fondue de queijo e vinho branco, depois de carne com tinto e termine com o de chocolate. Afora se divertirem, certamente a noite será muito saborosa e alegre.


Para quem preferir botar a mão na massa eis alguns links de receitas;
Fondue.com

Tudo Gostoso

http://maisvoce.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar receber seu comentário!!!
Mundo Diário das Mulheres...
Beijos..

Visualizações de página do mês passado