sábado, 9 de outubro de 2010

Cabelos brancos podem aparecer mais cedo que se imagina.

Os cabelos brancos são motivo de pânico para algumas pessoas que relacionam o seu aparecimento como uma das características típicas do envelhecimento. Segundo Dr. Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, o aparecimento dos cabelos brancos pode acontecer mais cedo do que muitos imaginam e está relacionado basicamente a questões genéticas.

Normalmente os cabelos brancos aparecem entre os 35 e 55 anos de idade, mas nada impede que o seu surgimento possa ocorrer em pessoas mais jovens. As características genéticas determinam o momento em que ocorre a morte do melanócito, célula responsável pela produção do pigmento dos cabelos, dos pêlos e da pele. A redução da pigmentação é a responsável pelo aparecimento dos fios brancos. Portanto, não se pode relacionar o aparecimento dos cabelos brancos como fator exclusivo de envelhecimento precoce, ou como consequência de situações de estresse.


Consumir alimentos ricos em cobre, segundo Dr. Bedin, favorece a manutenção da cor natural dos cabelos, porém não impede o surgimento dos fios brancos, pois o fator genético é o seu maior determinante. Os alimentos ricos em cobre são os produtos marinhos como as ostras, lulas, siris, as carnes orgânicas como o fígado e rins, o amendoim, nozes e amêndoas, as sementes de girassol, passas, feijão, grãos-de-bico, lentilhas e o cacau.


Infelizmente não existem produtos ou fórmulas que sejam capazes de retardar o aparecimento dos fios brancos. Para as pessoas que desde cedo passam a conviver com eles, as opções atuais são as tinturas e/ou tonalizantes. Os tons destes produtos são variados e certamente há como adequar a coloração ao que cada pessoa busca. O uso frequente de colorações nos cabelos requer cuidados específicos para não ressecar e danificar os fios. Procurar o auxílio de um profissional e utilizar produtos com uso regulamentado é o mais indicado para garantir a saúde e a beleza dos cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar receber seu comentário!!!
Mundo Diário das Mulheres...
Beijos..

Visualizações de página do mês passado