sábado, 25 de agosto de 2012

Como guardar os alimentos

Dicas sobre a maneira ideal de armazenar os alimentos na geladeira ou despensa.

 
 
Para manter tudo sempre bem conservado, é preciso saber como guardar os alimentos, o que deve ir para a geladeira ou para a despensa. Lembrando sempre que conferir os prazos de validade de cada produto antes de guardar tudo é muito importante.

Na geladeira:
Produtos que necessitam de refrigeração devem ser guardados na geladeira de acordo com a temperatura que necessitam. As dicas de como organizar a geladeira são simples e bem práticas.

Os frios e laticínios devem sempre ficar na parte superior, perto do congelador. Já os alimentos que necessitam de menos refrigeração, na parte inferior.
Os produtos que são usados com maior frequência devem ficar em lugar de fácil acesso e sempre visíveis. As guloseimas, carnes temperadas e sobras de alimentos devem ser guardadas em recipientes com tampa e ficar nas prateleiras intermediárias.
Nas gavetas devem ser colocadas as frutas e verduras, de preferência dentro de sacos plásticos. Refrigerantes, sucos, água, leite, conservas, molhos e alimentos de consumo rápido, devem ser armazenados na porta da geladeira. Congelados vão ao freezer.

Na despensa:

Nas prateleiras e na despensa, vão os alimentos que não necessitam de refrigeração. Mas na hora de organizar a despensa, leve em conta que alguns produtos perdem seu sabor e aroma quando ficam muito em contato com o ar, por isso devem ficar sempre em lugares frescos.

Mantenha os alimentos longe da umidade, dos raios solares e não misture com os produtos de limpeza. Cada tipo de produto deve ser separado de forma correta. Os cereais e seus derivados devem sempre ser guardados em potes fechados para evitar o aparecimento de carrunchos (insetos que perfuram os alimentos), os chás devem ficar distantes de alimentos com cheiro forte e que absorvem o aroma, como o café, e os temperos devem ser separados em frascos individuais

3 dicas para conservar mantimentos

3 dicas para conservar mantimentos

Saiba como guardar os alimentos de maneira mais eficiente.

 

Armazenar os mantimentos: secos de maneira correta pode evitar o aparecimento de insetos indesejáveis e saber organizar a geladeira de modo eficaz conserva melhor os alimentos que precisam de refrigeração. Confira dicas que vão ajudá-la a fazer com que os alimentos da sua casa durem por mais tempo, evitando o desperdício.

1 – Feche bem as embalagens

A primeira dica para conservar os alimentos secos, como a farinha de trigo, o café e o arroz, por exemplo, é certificar-se de manter as embalagens desses produtos sempre bem fechadas. Isso pode ser feito com um grampo de roupas ou araminhos de saco de pão.
Se preferir estocar os mantimentos em potes, além de mantê-los sempre bem fechados, cole uma etiqueta com a data de validade do produto. Manter os alimentos bem armazenados, irá evitar o aparecimento de insetos.

No caso da farinha de trigo, sugere-se também que se coloque folhas de louro dentro do pote para espantar de vez os bichinhos. Ademais, conservar os alimentos em embalagens bem fechadas os mantém em boa qualidade por mais tempo.

2 – Sal e açúcar mascavo

A melhor forma de armazenar o sal e o açúcar mascavo é guardando-os em ambiente seco, portanto, é melhor mantê-los fora da geladeira, pois a umidade pode comprometer a qualidade desses produtos.
No caso do sal, sugere-se que o mantimento seja despejado em uma forma e levado ao forno para que seja levemente torrado. Após esse processo, o produto deve ser armazenado em um pote com tampa para que fique bem fechado. Já o açúcar mascavo pode ser armazenado em um pote com ameixas secas para evitar que o alimento fique empedrado.
 

3 – Organizando a geladeira

Outra dica preciosa para evitar o desperdício de alimentos é saber guardá-los de forma correta dentro da geladeira. Organizar o refrigerador é fundamental. Procure manter os alimentos que vão ser consumidos rapidamente, como os derivados do leite, sempre na primeira prateleira; as sobras na segunda e na última, os alimentos que necessitam de maior refrigeração, como é o caso de frutas e verduras com casca ou folhas mais grossas.


Alimentos como o tomate e o mamão são mais sensíveis, por isso devem ser mantidos fora da geladeira. Verduras como a alface também são sensíveis, mas não devem ficar fora do refrigerador. Por isso, para conservá-las, lave bem as folhas e guarde-as em um pote ou em um saco plástico bem fechados.
Em todos os casos, procure sempre utilizar potes de vidro. Desse modo, fica mais fácil visualizar o alimento que está sendo guardado, evitando assim que a comida seja esquecida e aprodeça dentro da geladeira.

Visualizações de página do mês passado